Mesmo a Fifa considerando que Rogério Ceni tem ao todo 94 gols marcados durante sua carreira, o São Paulo emitiu uma nota oficial dizendo que o goleiro já marcou 96 tentos. Diferente da entidade máxima do futebol, o clube paulista computa mais dois gols anotados pelo camisa 1, um em um amistoso no ano de 1998 e outro final do Torneio Constantino Cury, contra a equipe russa do Uralan Elista. Em nota oficial o São Paulo justifica "Rogério Ceni é internacionalmente conhecido como o Maior Goleiro Artilheiro do Mundo. Autor de 94 gols em partidas oficiais segundo os critérios da FIFA, o camisa 01 do Tricolor especializou-se em ser recordista em recordes. Um mito. O Mito.
Rogério ostenta, porém, outra marca igualmente importante: anotou, até hoje, 96 gols pelo São Paulo FC, segundo os critérios utilizados para todos os jogadores da história do clube, de Leônidas a Raí.
A discrepância - 94 gols em torneios oficiais da FIFA e 96 pelo São Paulo FC - é simples: as estatísticas do Arquivo Histórico são-paulino, como acontece nos clubes em geral, consideram critérios distintos dos da FIFA para estipular a oficialidade dos jogos.
Havia, porém, dois erros, agora sanados: Rogério tem 949 jogos como profissional do São Paulo FC. Os erros referiam-se a cinco jogos não-contabilizados: em três deles, Rogério entrou em substituição no meio da partida; os outros dois referem-se aos jogos anulados pela Justiça Comum, no Brasileiro de 2005."
Nenhum comentário:
Postar um comentário