Carro construído em universidade australiana bate recorde e entra no Guinness como Veículo Solar Terrestre mais rápido do mundo.
Projetado e construído em fibra de carbono por alunos da University of New South Wales, o Sunswift IVy alcançou a marca de 88km/h consumindo 1200 watts.
Dessa forma, em 7 de janeiro de 2011, na presença de um auditor do Livro dos Recordes, ele superou a marca anterior de 79km/h alcançados com 1500 watts pela General Motors em 1988. Isso significa que, com cerca de 25% menos energia, o IVy andou 13% mais rápido.
O número parece pequeno porque o Guinness estabelece critérios bastante específicos para as suas medições. Em primeiro lugar, o recorde vale para carros que funcionam exclusivamente com células solares de silício.
A velocidade é medida como a média atingida em um percurso plano de 500 metros, de ida e volta.
De acordo com a Info, os dois percursos devem ser feitos com menos de uma hora de intervalo entre cada. O veículo deve ser abastecido somente pelo Sol, sem nenhuma bateria – um detalhe que faz toda a diferença.
No caso do IVy, por exemplo, a bateria de 25 kg normalmente alimentada pelas células para teve que ser removida para que o recorde nos padrões do Guinness fosse medido. No entanto, com a bateria, o carro alcança 103km/h – número medido durante o Global Green Challenge, um corrida entre as cidades australianas de Darwin e Adelaide, em 2009.
Outro detalhe, modificado especialmente para o recorde: normalmente são os alunos que pilotam o carro. Os motoristas selecionados para o desafio, no entanto, eram profissionais: Barton Mawer e Craig Davis trabalham na divisão européia da empresa de veículos elétricos Tesla.
Nenhum comentário:
Postar um comentário