sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Bélgica bate recorde mundial de dias sem formar governo

Jornais belgas noticias nesta quinta-feira (17) os 259 dias sem governo (Foto: AP) A Bélgica bate nesta quinta-feira (17) o recorde mundial de dias, 249, sem formar um governo após eleições gerais, que até agora era do Iraque.
Estudantes convocaram protestos simultâneos em vários pontos do país. O dia de mobilizações, batizado de "Revolução das Batatas Fritas" (em referência a um dos ícones gastronômicos belgas), foi organizado por 30 associações de estudantes para expressar a indignação com a classe política e opor-se à hipotética divisão do país.
As manifestações ocorrem um dia depois o Rei Alberto II aceitar prolongar até 1º de março a missão de mediação na crise política desempenhada pelo liberal francófono Didier Reynders.
Reynders constatou que "existe vontade de negociação", em entrevista coletiva após o encontro com o monarca, no qual também ressaltou a necessidade de "reconstruir o clima de confiança" na classe política que "desapareceu claramente".
Como mediador, para conseguir fechar acordo sobre a coalizão de governo é imprescindível avançar em paralelo sobre questões como a separação distrito eleitoral da capital e sua periferia (Bruxelas-Halle-Vilvoorde) e as garantias linguísticas aos francófonos da região, por sua vez se discute um novo financiamento das regiões e do Executivo federal.
"Não é possível avançar na composição institucional se não debatermos ao mesmo tempo certas políticas importantes em nível federal", destacou.
A imprensa belga critica o funesto recorde, ironizando a dificuldade do pequeno país para alcançar outro tipo de metas.
Fonte: Da Efe


Nenhum comentário:

Postar um comentário