quarta-feira, 22 de junho de 2011

Guinness: Morre a brasileira mais velha do mundo


A cidade de Carangola, na Zona da Mata de Minas Gerais, está de luto até a quinta-feira (23) pela morte de Maria Gomes Valentim, que era reconhecida pelo Guinness como a pessoa mais velha do mundo e morreu aos 114 anos. Vó Quita, como era chamada, foi enterrada nesta terça-feira (21) no Cemitério da Paz.

No município, bandeiras do Brasil vão ficar a meio mastro em órgãos públicos. Também em homenagem à moradora, um centro de saúde para idosos vai ser batizado com o apelido dela, em 9 de julho, de acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Carangola. Na data, Vó Quita completaria 115 anos e receberia oficialmente o título do livro dos recordes.

Maria Gomes Valentim morreu às 4h15 desta terça-feira (21), na Casa de Caridade de Carangola. De acordo com o hospital, ela deu entrada no centro de saúde neste domingo (19) por causa de uma pneumonia.
De acordo com a neta Jane Ribeiro Moraes, de 63 anos, a família está atordoada com a perda da vovó centenária, mas, ao mesmo tempo, aproveita para relembrar como foi a convivência com ela. "Foi um privilégio conviver com ela. A gente tem muita coisa boa para lembrar".
Maria Gomes Valentim, de 114 anos, moradora da cidade de Carangola (MG), foi reconhecida pelo Guinness como pessoa mais velha do mundo. Ela tem 48 dias de vida a mais que a antiga detentora do recorde, a norte-americana Besse Cooper. (Foto: AP)

Guinness Book

O Guinness Book reconheceu Vó Quita como a pessoa mais velha do mundo no dia 18 de maio deste ano. Maria Gomes Valentim, de 114 anos, era moradora da cidade de Carangola, na Região da Zona da Mata. A equipe do Guinness confirmou a data de nascimento de Maria: 9 de julho de 1896.

Nenhum comentário:

Postar um comentário