quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Engenheiro diz ter calculado número recorde de decimais do Pi

Um japonês afirmou nesta quinta-feira ter calculado em 5 trilhões de decimais a constante matemática Pi, um recorde ainda sujeito à verificação mas que, se confirmado, relegaria a segundo plano a performance quase duas vezes menor realizada por um francês.
O engenheiro de informática Shigeru Kondo, 54 anos, trabalhou via internet com um estudante americano, Alexander Yee, um analista de sistema considerado brilhante e que desenvolveu um programa para computador com base numa bateria de discos rígidos reunidos pelo japonês.
"Com 5 trilhões de decimais, pensamos em estabelecer um novo recorde". O precedente coube ao francês Fabrice Bellard, que calculou o Pi com 2,7 trilhões de dígitos.
Na matemática, o Pi é uma proporção numérica originada do relação entre as grandezas do perímetro de uma circunferência e seu diâmetro, comportando um número de casas decimais infinito. Em geral, é arredondado para 3,14159 ou simplesmente 3,14 destacou o G1.
O cientista francês do setor de computação, Fabrice Bellard, disse ter usado um computador comum, no qual trabalhou 131 dias para completar o cálculo e confirmar o resultado. Só para armazenar esta nova versão do número Pi é necessário mais de um terabyte de espaço no disco rígido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário